terça-feira, 2 de julho de 2013

NÃO HÁ NENHUMA PROPOSTA ANTICAPITALISTA NOS PROTESTOS!

         
(Carlos Peña -1959-, doutor em Filosofia e reitor da Universidade Diego Portales - El País, 29) 1.  O que acontece, em minha opinião, e isso é o que foi dito nos últimos três anos, é que essas mudanças materiais produziram profundas mudanças culturais e subjetivas, em particular, um aumento das expectativas e o desejo que as ideias que legitimam a modernização capitalista - à igualdade de oportunidades e a meritocracia – realmente sejam realizadas. Há uma mudança na subjetividade com que se vive o processo de modernização – e as expectativas que são dirigidas a ele - mas nenhum projeto de modernização alternativa. Os partidos e seus líderes estão se acomodando a essa nova subjetividade, que não foram capazes, nem por um momento, de antecipar.
        
2. Os protestos, mais que alterar o tabuleiro político, mostraram a fragilidade da representação parlamentar de duas maneiras: intelectual, já que os parlamentares não foram capazes de discutir racionalmente com os jovens ou mostrar onde estavam errando (em vez disso, simplesmente os elogiaram ou juntaram-se as suas demandas); e institucional, porque o sistema mostrou que não é capaz de acolher uma representação mais precisa dos interesses sociais, racionalizá-los a tempo e conduzi-los.
       
3. Mais importante, colocaram o tema na agenda pública e, hoje, é um assunto que todos discutem. É um sinal de que os jovens valorizam a democracia e as instituições, e começam a acreditar que a mobilização social pode, além de ser um gesto para pressionar e denunciar, ajudar na deliberação pública. No Brasil e no Chile não se vive uma revolta anticapitalista, mas o contrário: as pessoas levaram a sério o capitalismo e suas promessas de bem-estar crescente e igualdade de oportunidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE DO DIA

RESGATANDO VIDAS VERDES

Um projeto da imobiliária Cuko resgata plantas abandonadas em apartamentos e as doa para pessoas que podem cuidar delas. O projeto co...

POSTAGENS MAIS VISITADAS