sábado, 28 de setembro de 2013

PERU SUPERA COLÔMBIA EM ÁREA CULTIVADA DE COCA! AUMENTA CULTIVO NA FRONTEIRA COM BRASIL!

            
(El País, 25) 1. Apesar da área de plantio ter diminuído 3,4% no ano passado, o Peru tem a mais que a Colômbia 12.400 hectares de plantação e tornou-se o principal produtor da região. Cerca de 86% da produção é destinada para o tráfico de drogas. A grama de cocaína mais barata do mundo está no Peru. O preço da produção dos derivados da coca é menor neste país, em comparação com a Colômbia e Bolívia, por causa de seus processos artesanais e a produção local de insumos químicos, revelou Flavio Mirella, representante no Peru e no Equador para o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), na apresentação do relatório de 2012 de monitoramento de cultivos de coca realizado por aquela instituição.
       
2. De acordo com o relatório, o Peru registrou até dezembro do ano passado, 60.400 hectares de coca cultivada, dos quais 9.000, (15%), são destinados ao consumo tradicional (para “chacchar” - ou mascar - ou tomar como chá) e os 51.400, restantes são destinados ao tráfico de drogas, ou seja, 85% da produção. Tirando os 9.000 hectares de coca para usos tradicionais, o Peru supera a Colômbia em 3.400 hectares plantados, e considerando-se o total, ultrapassa em 12.400 acres.
        
3. O relatório do Escritório das Nações Unidas registra um aumento de cultivo de coca no Baixo Amazonas, na fronteira com a Colômbia e o Brasil. "Essa situação reflete, em princípio, à sua localização fronteiriça e proximidade com as cidades de Letícia, na Colômbia e Tabatinga, no Brasil, o que garante e facilita o abastecimento de insumos químicos necessários e o comércio externo dos derivados obtidos", explica documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE DO DIA

RESGATANDO VIDAS VERDES

Um projeto da imobiliária Cuko resgata plantas abandonadas em apartamentos e as doa para pessoas que podem cuidar delas. O projeto co...

POSTAGENS MAIS VISITADAS