sábado, 21 de abril de 2018

2018 O ANO DO XEQUE MATE


Nos penúltimos dois anos, embriagado, o carioca esbaldou-se em si próprio. Copa do Mundo, Olimpíada, abundância de tudo, emprego, dinheiro e segurança. Passados os eventos que sustentavam a euforia, veio a ressaca. A maior ressaca que este Estado já viu. 


Nos últimos dois anos, náusea, dor de cabeça, fotofobia, desmonte da UERJ, das UPPs, das vidas dos servidores públicos do Estado, das vidas de policiais militares, das vidas dos assassinados em comunidades. Ressaca. Nos últimos anos, ficamos todos de cama.

Como tudo na vida, a ressaca passou. 2018 é aquele ano em que o carioca começa a entender o que afinal aconteceu. Levantar da cama e olhar em volta. E o que vemos? 

Todos os ex-governadores do estado, na última década, presos. O secular esquema de corrupção no transporte público desbaratado (perdão, não resisti ao trocadilho). Algo que nenhum carioca acreditaria um dia acontecer. Uma notícia que faria qualquer carioca sair pelas ruas comemorando: "Agora vai!".

Mas estamos com um pé atrás. A experiência do verdadeiro "Boa Noite, Cinderela" do qual fomos vítimas nos tornou desconfiados. Aquele que promete a si mesmo, durante a ressaca, que nunca mais vai beber. Perdemos a inocência.

Perdemos a inocência mesmo? É ano eleitoral. Se não aprendemos com tudo o que passamos, e continuarmos votando mal, o que mais precisaremos sofrer para aprendermos? 

Desta água nunca mais beberemos? É do Rio de Janeiro o candidato à Presidência da República que promete ser a solução para todos os problemas, o novo messias. Seus fiéis o chamam de mito. Em 2018 vai ter muito carioca ainda acreditando em mito. 

Na História da Cidade, será o ano eleitoral no qual, nos botecos da cidade, menos falará-se de política. Não se aguenta mais falar de política. Situação ideal para oportunistas e salvadores da pátria, pela ordem e progresso. 

Após a ressaca, veremos quem ainda está bêbado. Ou, dependendo do resultado das urnas em outubro, sentiremos o bafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE DO DIA

RESGATANDO VIDAS VERDES

Um projeto da imobiliária Cuko resgata plantas abandonadas em apartamentos e as doa para pessoas que podem cuidar delas. O projeto co...

POSTAGENS MAIS VISITADAS