quinta-feira, 4 de julho de 2013

ELITISMO E GENTRIFICAÇÃO NA ÁREA PORTUÁRIA DO RIO!

   
1. Inacreditavelmente o prefeito do Rio, numa palestra sobre a área portuária do Rio, declarou com todas as letras: Se o projeto de revitalização da área portuária não incluir residências e moradores será um projeto sem alma.
     
2. Mas será que ele não sabe que é uma região com vários bairros residenciais, como Gamboa, Saúde, Santo Cristo e Caju? Bem, são bairros com população em geral de baixa renda, com seus morros da Providência, da Conceição...
     
3. Se ele acha que há esse risco -a futura área portuária não ter alma- é porque quem mora na região não é levado em conta e deve ser removido ou substituído (gentrificação) por novos moradores de classe média. É isso que ele chama -implicitamente- de "alma": novos moradores de classe média, de renda maior e exclusão dos trabalhadores que hoje moram lá.
     
4. Essa era a crítica que vinha sendo feita ao projeto e engada. Agora fica claro que além de um bairro de escritórios, se pretende gentrificar a área portuária para ela ter "alma".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE DO DIA

RESGATANDO VIDAS VERDES

Um projeto da imobiliária Cuko resgata plantas abandonadas em apartamentos e as doa para pessoas que podem cuidar delas. O projeto co...

POSTAGENS MAIS VISITADAS