terça-feira, 27 de agosto de 2013
RIO: CRIMINALIZANDO O CIDADÃO! SÓ FALTA A ESTRELA AMARELA!
1. Desde que o atual prefeito do Rio assumiu, sua única política pública é transferir suas responsabilidades para os cidadãos. Bem, isso seria um conhecido oportunismo de primeiro grau. Mas, agora, vai além e procura criminalizar os cidadãos, levando guardas, fiscais e policiais, estandartes e coletes coloridos prendendo e multando e sempre com a imprensa a tiracolo para dar toda a divulgação possível.
2. Um barraco em local de risco e que tem que ser retirado se transforma numa ação com marreta na frente das câmeras, que flagram o desmonte e o choro dos desesperados. Da mesma forma com construções irregulares. Se compararmos as estatísticas se verá que as ações diminuíram, mas as divulgações aumentaram muito. O que se quer é criminalizar e expor, não corrigir.
3. Multar e rebocar um veículo -que são ações de rotina- não bastam: há que criminalizar o infrator, expondo-o. Os caminhões rebocadores estão -por coincidência- sempre ao lado dos fiscais. Tanto faz se se trata de uma irregularidade ou uma ilegalidade. Há que criminalizar e encher o bolso dos rebocadores e depósitos. Aliás, valeria a pena saber quem são. Se funcionassem como exemplo, a indústria de multas não faturaria cada vez mais.
4. As ações contra motoristas que dirigem com dose excessiva de álcool transformam-se em blitz, com bloqueios de vias públicas, galhardetes e sinalizadores luminosos, o que até ajuda os potenciais infratores, através de redes. E basta aparecer um nome conhecido que imediatamente a imprensa é informada para divulgar o nome do famoso, criminalizando-o.
5. Não contente, encontrou mais um tipo de comportamento de cidadão para criminalizar: os mijões. Flagrados -sempre com a imprensa a tiracolo- são levados à delegacia. O delegado registra e depois não sabe como desdobrar. Mas isso não importa. O objetivo é criminalizar e divulgar.
6. Agora são os sujões. Uma lei de anos atrás é reaplicada com estardalhaço para as imagens e manchetes da imprensa. Se fizerem uma pesquisa na dívida ativa verão que não há nenhuma novidade. Bem, há uma: a criminalização de quem jogou um palito, ou algo assim, no chão. Dois dias depois, o lixo jogado no chão fora das blitz como reação já era bem maior que os sujões multados.
7. A próxima etapa - dizem alguns- será obrigar o carioca a colar no peito uma estrela amarela de seis pontas para lembrar a todos que são indesejados pelas autoridades municipais criminalizadoras.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
DESTAQUE DO DIA
RESGATANDO VIDAS VERDES
Um projeto da imobiliária Cuko resgata plantas abandonadas em apartamentos e as doa para pessoas que podem cuidar delas. O projeto co...

POSTAGENS MAIS VISITADAS
-
Localizado na Filadélfia, nos Estados Unidos, o parque temático da Vila Sésamo recebeu aprovação do Conselho Internacional de Padrões ...
-
Chega! Desconfie de todos que já disseram, que dizem, e que continuarão dizendo que o Brasil é um país complexo. Tomemos como ...
-
"Nós não conseguiremos mudar o mundo se não mudarmos a nós mesmos." ~ The Notorious B.I.G. Ilustração: Autoria desconhecida...
Nenhum comentário:
Postar um comentário