terça-feira, 8 de outubro de 2013
E O PORTO DO RIO DE JANEIRO?
(André de Seixas - www.uprj.com.br) 1. Recentemente, a Prefeitura fez o novo acesso ao porto pela Rua Carlos Seixas. Contudo, precisamos ter em mente que o novo acesso não foi construído para viabilizar a logística do porto do Rio de Janeiro, como tenta vender o Prefeito do Rio. A verdade, é que o novo acesso foi construído em função do INTO, para reduzir o numero de veículos que contornava na frente do hospital para acessar o porto através do portão 24 e/ou do bairro do Caju.
2. Bem, quem conhece o novo acesso ao porto do Rio sabe que estamos falando de uma pista que, atualmente, está abandonada, cheia de entulhos nas margens, que não tem manutenção e que vai desembocar no bairro do Caju para acessar o porto. Ou seja, por mais que tenha sido construído um novo acesso, o resultado dessa obra é um funil, o antigo funil que é o bairro do Caju. Se um caminhão enguiçar no bairro do Caju, por exemplo, o novo acesso vira um caos.
3. Se o quadro atual é péssimo, a coisa vai piorar ainda mais e, em breve, poderemos assistir o que podemos considerar o declínio do Porto do Rio de Janeiro. Isso porque, diante da falta de atitude do prefeito a obra de demolição do viaduto da perimetral e a construção do BRT TransBrasil na Avenida Brasil inviabilizará a logística no nosso porto.
4. Prevista para começar a acontecer ainda em 2013, a demolição da Perimetral causará um grande transtorno ao transito da cidade. Diante disso, a prefeitura está estudando limitar o tráfego de carretas na Avenida Brasil, o que seria extremamente prejudicial às logísticas das empresas através do porto do Rio. Ora, qualquer limitação de tráfego de caminhões que seja feita na Avenida Brasil trará o caos ao porto do Rio, ainda que seja nos horários de pico, pois não há estacionamento de veículos suficiente dentro do porto e o bairro do Caju não tem espaço para tal.
5. Obra do BRT Transbrasil será o tiro de misericórdia no nosso porto. Essa obra impedirá o acesso ao porto pelo portão 24 e todos os veículos deverão acessar o porto pelo viaduto de Benfica para pegar o novo acesso pela Rua Carlos Seixas. O viaduto de Benfica é estreito, com curvas extremamente fechadas e, definitivamente, não tem condições de acesso para veículos grandes e cargas de excesso. Imaginem caminhões cegonhas, ou bitrens fazendo a curva no viaduto! Além do mais, como dito acima, o novo acesso ao porto termina no funil do Bairro do Caju, que não tem condições de receber todo esse trafego de carretas. Essa obra vai parar o porto, parar a Avenida Brasil, o bairro do Caju e o Rio de Janeiro. Isso é certo!
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