segunda-feira, 21 de agosto de 2017

A FALSA DEMOCRACIA BRASILEIRA

Quais os problemas de representação na democracia brasileira?

Doutor em ciência política Cláudio Couto fala ao ‘Nexo’ sobre a desconexão entre a opinião dos cidadãos e dos políticos que, na teoria, deveriam defender seus interesses.

Na teoria, a democracia representativa é algo simples: “um regime no qual os cidadãos são governados e se fazem representar por políticos eleitos por eles, em eleições competitivas, limpas e plurais”, como define Cláudio Couto nesta entrevista ao Nexo, concedida por e-mail no dia 18 de agosto. Porém, o doutor em ciência política e professor da FGV-SP ressalva: “a qualidade da representatividade no Brasil hoje é baixa, porque temos uma democracia seriamente comprometida pela oligarquização.” 

Políticos desgastados por casos de corrupção estão criando “um espaço de não competição entre eles, voltado à preservação dos interesses corporativos comuns da classe política como uma categoria profissional”, diz o professor. Essa constatação se dá num momento de desconexão entre as ações tomadas por políticos em Brasília e a vontade da maioria dos brasileiros, expressa em pesquisas de opinião recentes.

Queixas sobre falta de representatividade não são novas. Elas ganharam força especialmente a partir de 2013, com a onda de protestos de rua que ficou conhecida como Jornadas de Junho. Hoje, o próprio presidente Michel Temer governa com o pior índice de aprovação a um presidente da República desde que esse tipo de pesquisa passou a ser feita no Brasil, após a volta da democracia, em 1985. Apenas 5% consideram o atual governo ótimo ou bom.

Fonte: Nexo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE DO DIA

RESGATANDO VIDAS VERDES

Um projeto da imobiliária Cuko resgata plantas abandonadas em apartamentos e as doa para pessoas que podem cuidar delas. O projeto co...

POSTAGENS MAIS VISITADAS