terça-feira, 15 de agosto de 2017

INCLUSÃO ESCOLAR

Conviver com as diferenças faz bem


Apesar de todo o aparato legal, como a publicação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) posso afirmar que conviver com as diferenças faz bem a todos e isso se insere na inclusão escolar. Mas, apesar disso ser algo tão claro, ainda nos deparamos com escolas que negam a matrícula para pessoas com síndrome de Down.

Uma das principais bandeiras do Instituto Mano Down é a luta por uma escola realmente inclusiva.

Não podemos educar ninguém enquanto não conhecermos o indivíduo que existe por trás de sua condição. Se educa um ser humano e não a síndrome de Down. As pessoas com Down têm habilidades e dificuldades como todos nós. A cada recusa de escolas e professores que alegam que não estão preparados me fazem pensar que a escola não esta preparada para funcionar, pois esquecem que educar é antes de tudo humanizar.

Se não está preparada para educar um aluno com Down, não está preparada para educar nenhum aluno, pois todos são seres humanos, logo, passíveis de serem educados.

Portanto, a conclusão a que podemos chegar é “uma escola onde ninguém é deixado de fora nos ensina a viver em uma sociedade onde ninguém é deixado de fora”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE DO DIA

RESGATANDO VIDAS VERDES

Um projeto da imobiliária Cuko resgata plantas abandonadas em apartamentos e as doa para pessoas que podem cuidar delas. O projeto co...

POSTAGENS MAIS VISITADAS